Blog

Hoje o assunto é futebol: até quando ?

Quem acompanha futebol sabe que é comum atletas em disputa de bola sofrerem lesões. Pois bem, ontem no jogo Cruzeiro x Palmeiras aconteceu mais uma vez. O atleta Wendel saiu de campo com a boca sangrando e suspeita até de fratura no maxilar após uma disputa de bola aparentemente corriqueira. Não faz muito tempo, a revelação do Santos, Neymar, sofreu lesão parecida. Não importa quem eram os donos dos respectivos cotovelos ou ombros ou cabeças, o objetivo deste artigo não é apontar culpados, mas sim alertar. Sabemos que a disputa de bola aguerrida faz parte do futebol e de tantos outros esportes. Mas a lesão não deveria ser. Falta mais informação. Falta proteção bucal de qualidade.



TODOS NÓS PERDEMOS



Todos nós perdemos com a lesão. O atleta, óbvio, parte mais diretamente prejudicada, vive a dor e o sofrimento físico muitas vezes por correr riscos desnecessários. Riscos até de danos irreversíveis. O time também perde. O jogador lesionado pode ser uma peça mais ou menos importante, mas é uma peça que fica sem poder jogar, perde condicionamento físico, perde ritmo de jogo. Técnicos tem que adaptar seus esquemas táticos durante a ausência. Clubes investiram no plantel e não podem contar com o atleta. Patrocinadores podem perder muito dinheiro. E os torcedores, até títulos.



Não ache que proteção bucal de qualidade só cabe em esportes ditos 'violentos', onde o combate é a essência, como o boxe ou MMA. Ledo engano. Proteção bucal de qualidade é muito usada nos países de primeiro mundo - e vem crescendo muito no Brasil - por atletas de hockey, futebol americano, rugby, lacrosse e basquete. São esportes que dividem com o futebol a disputa aguerrida por espaço e pelo domínio da bola.



EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PROTETORES



Muitos atletas acham que a proteção bucal afeta a respiração durante a prática esportiva. Realmente afeta SE for uma proteção não adequada. Como em tudo na vida, no mercado de proteção bucal existem os produtos melhores e os não tanto.



Como exemplo, existe um tipo de protetor bucal de baixo custo, chamado esquenta e morde. Tem um tamanho único. O atleta tem que colocá-lo na água quente por um tempo para que amoleça e depois o coloca na boca para que o protetor adquira a forma da boca do atleta. Pois bem, esse sistema não é adequado, sobra muito espaço entre o protetor e a boca, e o protetor laceia com o uso. Atletas nos dizem que o esquenta e morde fica dançando na boca. Isso causa muita salivação. E portanto, atrapalha na respiração e no rendimento do atleta.



A Forcefield, empresa pioneira no Brasil no mercado de proteção bucal esportiva sob medida, faz o protetor do atleta usando o molde da sua própria boca, usando um processo de laminação único no Brasil. Dessa forma, o protetor tem um encaixe perfeito, o que na prática significa que o espaço entre o protetor e os dentes e gengivas é quase inexistente, não gerando tamanha salivação. Atletas de campo, quadra, tatame, ringue e octagon nos explicam que durante a prática não precisam mais ficar empurrando o protetor com a língua para mantê-lo na boca como tinham que fazer quando usavam os antigos esquenta e morde, isso porque o protetor Forcefield não fica dançando na boca, pois agarra de verdade. Ou seja, com Forcefield, o atleta se sente mais seguro e não desvia atenção. Isso, aliado ao fato de não haver mais a excessiva salivação do esquenta e morde, aumenta, em muito, a performance, pois a respiração está normal. O nível de proteção do Forcefield também é muito superior. O processo de laminação faz um sanduíche de materiais sob temperatura e pressão e o material resultante absorve muito mais impacto do que a soma dos materiais em separado. É o mesmo princípio do vidro à prova de balas.



Portanto, ao investir em proteção bucal, busque a de qualidade. A Forcefield já tem experiência em diversos esportes, no Brasil e nos Estados Unidos. Milhares de atletas satisfeitos nesses anos de atuação. Satisfeitos e ilesos. E nesses anos todos, estamos trabalhando pela prevenção, pela prática segura, pelo esporte. Por que quando você chegar lá no topo, sabemos que você vai querer sorrir.



AnteriorBitetti Combat MMA
PróximoImersão em Protetores Bucas Esportivos

Fotos

Meses das Postagens
Tags das Postagens

Esporte sem lesões, tecnologia de ponta e criatividade Brasileira