Blog

O Estranho mundo de Machida

Confira a Cronica de Diogenes Fernandes, fazendo uma analise inteligente e imparcial de Lyoto Machida e a sua jornada pelo MMA.
Vale a pena ler até o final!


O ESTRANHO MUNDO DE MACHIDA


Em tempos em tempos algum novo desportista aparece e nos encanta com seu talento acima da média. Isso acontece em todas as modalidade e com o MMA não é diferente.

Não é difícil recordar de um jovem karateca que estreava no UFC fazendo lutas de abertura para os grandes combates. Lyoto Machida quem sabe tenha sido o campeão que teve o caminho mais longo ao título. Foram mais de uma dezena de vitórias sem ter seu nome nem ao menos cotado como possível desafiante do então campeão da categoria.

Todos falavam que Machida não teria chance, fazia lutas chatas, monótonas. Que só havia enfrentado adversários fáceis e que bastaria pegar um ?TOP? que sua ?máscara cairia?. Após o combate contra o camaronês Sokoudjou as opiniões começaram a ficar divididas. Não demorou muito tempo para que Lyoto se tornasse unanimidade e fosse reconhecido como um dos lutadores mais duros de todos os tempos!

Logo veio a chance ao título e Machida fez por merecer seu favoritismo, vencendo o campeão de forma fulminante. Na ociasião tinham fãs mais eufóricos que diziam que o paraense poderia lutar até com o russo Emilianenko Fedor, não importando a diferença de peso entre ambos!

Lyoto levou e esporte a um novo patamar, onde lutadores preocupavam-se mais em defender do que propriamente em atacar. A fórmula Muay Thai x Wrestling x Jiu-Jitsu, que até então era uma verdade absoluta no MMA, começou a ser vista com outros olhos, sendo que muitos migraram para o karatê vendo neste um mecânismo de evolução do esporte.

A verdade em tudo isso é que Lyoto vencia não porque seu estilo de luta era melhor do que os demais, mais sim pelo fato de sua estratégia de luta ser pouco usual. Passava grande parte do combate estudando o adversário, esperando o momento certo de atacar. Agia com a precisão de um ?cirurgião? enquanto estava no meio de ?açougueiros?. A fidelidade as suas características fizeram dele um dos maiores artistas marciais de todos os tempos.

Quando todos questionavam se existiria alguém capaz de fazer frente para Lyoto em sua categoria (haviam especialistas internacionais já pedindo para que ele lutasse entre os pesados), apareceu um certo curitibano, desacreditado por muito e criticado por todos....Vindo de derrota para lutadores medianos e de apresentações modestas contra decadentes.

Shogun se credenciou ao título após vencer o veterano Chuck Liddell, que já estava longe da sua melhor forma.

Antes da primeira luta, eram poucos os torcedores que acreditavam em Shogun. A maioria achava que suas performaces da época de PRIDE haviam ficado no passado, conforme acontecerá com o croata Mirko Cro cop.

Pois bem, Maurício Shogun Rua não só fez frente como para muitos venceu o primeiro combate, motivando a organização do UFC a fazer algo inédito para o atual modelo do evento, ceder a revanche de imediato!

Tudo o que aconteceu antes, durante e depois da primeira luta influenciou fortemente o que Machida tinha de melhor, o psicológico. Fez com que pessoas começassem a não mais acreditar na eficiência de seu estílo e a questionar o resultado do primeiro combate.

Desta maneira, Lyoto abriu mão de sua principal qualidade, a capacidade de esperar o melhor momento e trabalhar com o tempo a seu favor. Entrou no jogo de seu adversário, e conheceu pela primeira vez o gosto amargo da derrota.

Nesta luta Lyoto deixou de ser Lyoto! Se permitiu levar pela polêmica do primeiro combate. Pela pressão feita pelos fãs e pela própria Organização e com isso perdeu não só o seu cinturão mas a condição de soberano da categoria mais disputada do maior evento do planeta!

Esse agora será um momento decisivo na vida de Machida, ouveram campeões no passado que não souberam lidar com a derrota, outros que fizeram dela um aprendizado para se aprimorarem e se tornarem soberanos. Agora é que conheceremos realmente quem é Lyoto Machida.


Diogenes Fernandes

AnteriorFlavio Pardinho
PróximoImersão em Protetores Bucas Esportivos

Fotos

Meses das Postagens
Tags das Postagens

Esporte sem lesões, tecnologia de ponta e criatividade Brasileira